sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Borboletas e árvores para o mundo!


Hoje, um certo tempo de silêncio depois - tal como o silêncio da lagarta que se recolhe ao casulo - nosso projeto rompeu mais uma crisálida e alçou um lindo vôo de exemplo e atitude!

Nossos alunos deram à natureza muitas borboletas,  que a essas alturas, já devem estar se reproduzindo por aí (lembrem-se de nosso combinado: ao avistarem uma borboleta preta com desenhos amarelos-alaranjados, mandem nosso abraço!)... Hoje, a natureza ganhou mais um prêmio: uma muda de Manacá-da-Serra foi plantado no nosso jardim, pelos alunos do 1º ano Fund1 com a professora Talitha Marini.









Antes da muda ser colocada na terra, os alunos ouviram explicações de como é importante a planta receber água, luz (sol) e nutrientes para crescer e se desenvolver. Ouviram também informações técnicas, como nome popular, nome científico, altura, entre outros.

Todo colocaram "a mão na massa" e quiseram colocar um pouco de terra na cova de plantio. Foi uma emoção!















Mas emoção maior foi quando identificamos uma presença diferente nas folhas da planta. Encondidinhos lá, em perfeita formação triangular, estavam 6 ovinhos de lagarta! O que isso significa? Além do ciclo natural da vida, que nosso projeto não acaba aqui, ou daqui um mês, ou alguns anos. Enquanto nosso Manacá-da-Serra estiver alí, crescendo no jardim, muitas borboletas vão povoar nossa natureza!